Um professor de Educação Física, ao discutir
com a turma o texto sobre a capacidade do maratonista americano, desenhou na
lousa uma pista reta de 60 centímetros, que representaria o percurso referido.
Disponível em:
http://veja.abril.com.br. Acesso em 25 jun. 2011 (adaptado)
Se o percurso de Dean Karnazes fosse também
em uma pista reta, qual seria a escala entre a pista feita pelo professor e a
percorrida pelo atleta?
a) 1:700
b) 1:7 000
c) 1:70 000
d) 1:700 000
e) 1:7 000 000
Resposta da questão 1:
[D]
[D]
Em questões
de escala, basta executar uma simples regra de 3, onde devemos procurar o
tamanho real equivalente a 1 cm.
Papel real
60 cm 42 km
1 cm x
É necessário
que tenhamos a mesma unidade de medida. Assim, devemos transformar 420 km (NOTE QUE É DEZ VEZES O PERCURSO DE 42 KM)para
centímetro.
Se 1 km =
1000 m, teremos:
420 km = 420 . (1000 m) = 420,000
m
Se 1 m = 100
cm, vem:
42000 m = 420.000.(
100 cm) = 42.000.000 cm
Basta
substituir na regra de 3:
Papel real
60 cm 42.000.000 cm
1 cm x
60.x = 42.000.000
x = 42.000.000
/ 60
x = 700.000
cm
Portanto 1 cm
no papel equivale a 700.000 cm na medida real. Assim, a escale será
1 / 700.000 ( LETRA D)
2.
(G1 - utfpr 2012) Paula, Flávia e Olga se
uniram para comprar uma confecção. Paula entrou com R$ 36.000,00, Flávia com R$
45.000,00 e Olga com R$ 63.000,00. Um ano após o início desta sociedade,
constatou-se que a confecção havia dado a elas um lucro de R$ 19.200,00.
Dividindo esse lucro diretamente proporcional ao investimento inicial das
sócias, quanto Paula, Flávia e Olga deverão receber, respectivamente?
a) R$ 4.800,00, R$ 6.000,00 e
R$ 8.400,00.
b) R$ 3.400,00, R$ 6.500,00 e
R$ 9.300,00.
c) R$ 5.200,00, R$ 6.400,00 e
R$ 7.600,00.
d) R$ 4.200,00, R$ 6.800,00 e
R$ 8.200,00.
e) R$ 5.400,00, R$ 6.850,00 e
R$ 6.950,00.
Resposta da questão 2:
[A]
[A]
Em questões
diretamente proporcional, basta multiplicar cada valor por x
P = 36000.x
F = 45000.x
O = 63000.x
A soma destes
valores deve corresponder ao lucro obtido. Portanto:
36000.x +
45000.x + 63000.x =
19200
144000.x = 19200
x = 19200
144000
x = 192 = 2
1440
15
Portanto, vem
P = 36000. 2 = R$ 4.800,00
15
F = 45000. 2 = R$
6.000,00
15
O = 63000. 2 =
R$ 8.400,00
15
Se fosse
inversamente proporcional, faríamos:
P = x / 36000
F = x / 45000
O = x / 63000
E, teríamos: x / 36000 +
x / 45000 + x /
63000 = 19200
Fica a título
de exercício ( vai dar um pouco de trabalho no mínimo)
3. (KP 2013) A definição anual mesada de Ana e Bia é
diretamente proporcional as médias das notas obtidas no colégio e inversamente proporcional as
faltas ocorridas em determinado ano. Considere que em um determinado ano Ana
teve média 8,0 e faltou 10 vezes e Bia teve média 6,0 e faltou 8 vezes. Se a soma das mesadas das duas
totaliza R$ 620,00. Podemos concluir que a DIFERENÇA entre as mesada de Ana e Bia
é , em R$:
a)
50 b) 40 c) 30 d) 20 e) 10
Resposta da questão 3:
Letra D
Seja
A = x. 8 = 4.x
10 5
B = x. 6
= 3.x
8 4
Como a soma das mesadas totaliza R$ 620,00, vem:
4x + 3x
=
620
5 4
16.x + 15.x
= 12400
20
31.x = 12400
x = 12400/ 31
x = 400
Portanto:
Ana =
4.(400)/ 5 = R$ 320,00
Bia =
3.(400) / 4 = R$ 300,00
A DIFERENÇA ENTRE AS MESADAS SERÁ R$ 20,00
4.
(Uerj 2012) Distância de frenagem é
aquela percorrida por um carro do instante em que seu freio é acionado até o
momento em que ele para. Essa distância é diretamente proporcional ao quadrado
da velocidade que o carro está desenvolvendo no instante em que o freio é
acionado.
O gráfico abaixo indica a distância de
frenagem d, em metros, percorrida por um carro, em função de sua
velocidade v, em quilômetros por hora.
Admita que o freio desse carro seja acionado
quando ele alcançar a velocidade de 100 km/h.
Calcule sua distância de
frenagem, em metros.
Resposta da questão 4:
Como D é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade, concluímos que a distância
de frenagem para a velocidade de 100 km/h é igual ao quádruplo
da distância de frenagem para a velocidade de 50 km/h , ou seja, 4 x 32 m = 128 m
5. (G1 - epcar (Cpcar) 2011) Para a reforma do Ginásio de Esportes da EPCAR foram contratados 24 operários. Eles iniciaram a reforma no dia 19 de abril de 2010 (2ª feira) e executaram 40% do trabalho em 10 dias, trabalhando 7 horas por dia. No final do 10º dia, 4 operários foram dispensados.
No dia seguinte, os operários restantes retomaram o trabalho, trabalhando 6 horas por dia e concluíram a reforma.
Sabendo-se que o trabalho foi executado nos dois momentos sem folga em nenhum dia, o dia da semana correspondente ao último dia do término de todo o trabalho é
a) domingo.
b) segunda-feira.
c) terça-feira.
d) quarta-feira.
Resposta da questão 5:
[D]
[D]
Portanto, o trabalho todo foi terminado em 21 + 10 = 31 dias.
Foram 4 semanas completas (de segunda a domingo), mais 3 dias (segunda,
terça e quarta).
Resposta: quarta-feira.
Prof, essa questão 5, no final a pessoa encontra 31 dias.
ResponderExcluirNão seria correto ter ali no lugar de "28 semanas completas", que tivesse "4 semanas completas" (4 semanas x 7 dias = 28 dias)+ 3 dias?
Abraço Alexandre
Muitooo bom PRofessor!!!
ResponderExcluirgostei muito de suas aulas,
só queria dar um conselho.
COLOQUE no youtube o nome das aulas vi qu vc nao colocou, isso chamaria mais a atenção de pessoas para ver seus videos no youtube e consequentemente para o blog!!!
GRAAANDE ABRAÇO e obg!!!
Obrigada, super fácil sua explicação!
ResponderExcluir