domingo, 9 de junho de 2013

ESFERA

  1.  De um cristal de rocha, com o formato de uma esfera, foi lapidada uma joia na forma de um octaedro regular, como mostra a figura seguinte.
Se tal joia tem 9\sqrt{2}cm3 de volume, quantos centímetros cúbicos de rocha foram retirados do cristal original para lapidá-la? (Use: p = 3)
a) 36\sqrt{2}       b) 32\sqrt{2}      c) 24\sqrt{2}      d) 18 \sqrt{2}      e) 12  \sqrt{2}



2. Se pudéssemos reunir em esferas toda a água do planeta, os diâmetros delas seriam:




A razão entre o volume da esfera que corresponde à água doce superficial e o volume da esfera que corresponde à água doce do planeta é
a) 1/343               b) 1/49            c) 7            d) 29/136        e) 136/203   


3.Um troféu para um campeonato de futebol tem a forma de uma esfera de raio R = 10 cm cortada por um plano situado a uma distância de 5\sqrt{3}cm do centro da esfera, determinando uma circunferência de raio r cm, e sobreposta a um cilindro circular reto de 20 cm de altura e raio r cm, como na figura (não em escala).


O volume do cilindro, em cm3, é
a)  100 π            b)  200 π             c)  250 π             d)  500 π       e)  750 π   

4. Considere uma bola de sorvete de 36p cm3 de volume e uma casquinha cônica de 3 cm de raio. A altura da casquinha, para que o sorvete, ao derreter, ocupe todo o seu espaço, em cm, é


a) 12                 b) 10                    c) 9                   d) 8                    e) 6


5. Pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz desenvolveram um sensor a laser capaz de detectar bactérias no ar em até 5 horas, ou seja, 14 vezes mais rápido do que o método tradicional. O equipamento, que aponta a presença de microorganismos por meio de uma ficha ótica, pode se tornar um grande aliado no combate às infecções hospitalares.
(Adaptado de Karine Rodrigues. http:www.estadão.com.br/ciência/notícias/2004/julho/15)
Em certo momento, uma cultura tem 30 000 bactérias. Essas bactérias têm formato esférico, com diâmetro de 4 micrômetros (1 micrômetro equivale à milésima parte de 1 mm). Nesse momento, o espaço ocupado por essas bactérias é, em milímetros cúbicos, igual a . Considere p= 3,1
a) 3,72 × 10-1          b) 9,92 × 10-2        c) 3,72 × 10-3      d) 9,92 × 10-4       e) 9,92 × 10-5   

6. Um artesão produz peças ornamentais com um material que pode ser derretido quando elevado a certa temperatura. Uma dessas peças contém uma esfera sólida e o artesão observa que as peças com esferas maiores são mais procuradas e resolve desmanchar as esferas menores para construir esferas maiores, com o mesmo material. Para cada 8 esferas de 10 cm de raio desmanchada, ele constrói uma nova esfera.
    O raio da nova esfera construída mede
a) 80 cm          b) 14,2 cm            c) 28,4 cm       d) 20 cm              d) 25 cm
  
7. Um designer criou pesos para papel usando cubos e esferas. Nas peças criadas a esfera está inscrita no cubo, que tem aresta medindo 6 cm. Para dar um efeito visual, ele colocou na parte interna do cubo, e externa à esfera, um líquido vermelho. Com 1 litro desse líquido o designer pode confeccionar no máximo quantas peças?
a) 9                b) 12                  c) 18                  d) 24           e) 27   

8.Um vaso em forma de cilindro circular reto tem medida de raio da base 5 cm, altura 20 cm e contém água até a altura de 19 cm (despreze a espessura das paredes do vaso). Assinale a alternativa na qual consta o maior número de esferas de aço, de 1 cm de raio cada, que podemos colocar no vaso a fim de que a água não transborde.
a) 14                b) 15               c) 16                 d) 17                     e) 18     


9 Oscar Niemayer foi um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na arquitetura moderna internacional. Ele contribuiu, através de uma doação de um croqui, para a construção do planetário da UFSM, um marco arquitetônico importante da cidade de Santa Maria.


   Suponha que a cobertura da construção seja uma semiesfera de 28 m de diâmetro, vazada por 12 partes iguais, as quais são aproximadas por semicírculos de raio 3 m. Sabendo que uma lata de tinta é suficiente para pintar 39 m2 de área, qual a quantidade mínima de latas de tinta necessária para pintar toda a cobertura do planetário? (Use  p=3)
a) 20.                 b) 26.                  c) 40.                d) 52.                    e) 60.   

  
10.  Um artista esculpiu a metade de uma esfera de pedra-sabão, transformando-a num cone, ilustrado na figura a seguir.
  Supondo que a esfera tem raio R e a altura do cone esculpido também é R, calcule:
a) o volume do cone esculpido;
b) o volume do material retirado da metade da esfera para formar o cone.



11. Um cone circular reto, cujo raio da base é 3 cm, está inscrito em uma esfera de raio 5 cm, conforme mostra a figura a seguir.
   O volume do cone corresponde a que porcentagem do volume da esfera?
a) 26,4%            b) 21,4%          c) 19,5%        d) 18,6%      e) 16,2%   
  


12. Um joalheiro resolveu presentear uma amiga com uma joia exclusiva. Para isto, imaginou um pingente, com o formato de um octaedro regular, contendo uma pérola inscrita, com o formato de uma esfera de raio r, conforme representado na figura a seguir.


Se a aresta do octaedro regular tem 2 cm de comprimento. Determine o volume da pérola, em cm3, é:


13.   Um fabricante de cristais produz três tipos de taças para servir vinho. Uma delas tem o bojo no formato de uma semiesfera de raio r; a outra, no formato de um cone reto de base circular de raio 2r e altura h; e a última, no formato de um cilindro reto de base circular de raio x e altura h.


   Sabendo-se que as taças dos três tipos, quando completamente cheias, comportam a mesma quantidade de vinho, é correto afirmar que a razão x/h é igual a:
a)  \sqrt{3}/6
   
b)   \sqrt{3}/3   
c) 2.\sqrt{3}/3     
d)    \sqrt{3}  
e) 4. \sqrt{3}/3                                                                                                                                                                                                                          


 

2 comentários: