domingo, 29 de setembro de 2013

Análise Combinatória 1- Princípio Fundamental da Contagem

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM

1   Um profissional de design de interiores precisa planejar as cores que serão utilizadas em quatro paredes de uma casa, para isso possui seis cores diferentes de tinta. O número de maneiras diferentes que esse profissional poderá utilizar as seis cores nas paredes, sabendo-se que somente utilizará uma cor em cada parede, é:
a) 24   
b) 30   
c) 120   
d) 360   
e) 400   

2  O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa. O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido.
Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada.
O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há 
a) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.   
b) 20 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.   
c) 119 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.   
d) 260 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.   
e) 270 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.   

3  Um encontro científico conta com a participação de pesquisadores de três áreas, sendo eles: 7 químicos, 5 físicos e 4 matemáticos. No encerramento do encontro, o grupo decidiu formar uma comissão de dois cientistas para representá-lo em um congresso. Tendo sido estabelecido que a dupla deveria ser formada por cientistas de áreas diferentes, o total de duplas distintas que podem representar o grupo no congresso é igual a
a) 46.   
b) 59.   
c) 77.   
d) 83.   
e) 91.   

Uma empresa escolherá um chefe para cada uma de suas repartições A e B. Cada chefe deve ser escolhido entre os funcionários das respectivas repartições e não devem ser ambos do mesmo sexo.
Abaixo é apresentado o quadro de funcionários das repartições A e B.

FUNCIONÁRIOS
REPARTIÇÕES
A
B
Mulheres
4
7
Homens
6
3

De quantas maneiras é possível ocupar esses dois cargos?
a) 12.   
b) 24.   
c) 42.   
d) 54.   
e) 72.   


5 De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, os veículos licenciados no Brasil são identificados externamente por meio de placas cujos caracteres são três letras do alfabeto e quatro algarismos.
Nas placas a seguir, as letras estão em sequência e os algarismos também.

O número de placas que podemos formar com as letras e os algarismos distribuídos em sequência, como nos exemplos, é
a) 192   
b) 168   
c) 184   
d) 208   


6 O quadro de avisos de uma escola de ensino médio foi dividido em quatro partes, como mostra a figura a seguir.



No retângulo à esquerda, são colocados os avisos da diretoria, e, nos outros três retângulos, serão colocados, respectivamente, de cima para baixo, os avisos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio.
A escola resolveu que retângulos adjacentes (vizinhos) fossem pintados, no quadro, com cores diferentes. Para isso, disponibilizou cinco cores e solicitou aos servidores e alunos sugestões para a disposição das cores no quadro.
 O número máximo de sugestões diferentes que podem ser apresentadas pelos servidores e alunos.
A)      150               B) 160        C) 170        D) 180                    E) 190     

7 No Nordeste brasileiro, é comum encontrarmos peças de artesanato constituídas por garrafas preenchidas com areia de diferentes cores, formando desenhos. Um artesão deseja fazer peças com areia de cores cinza, azul, verde e amarela, mantendo o mesmo desenho, mas variando as cores da paisagem (casa, palmeira e fundo), conforme a figura.

O fundo pode ser representado nas cores azul ou cinza; a casa, nas cores azul, verde ou amarela; e a palmeira, nas cores cinza ou verde. Se o fundo não pode ter a mesma cor nem da casa nem da palmeira, por uma questão de contraste, então o número de variações que podem ser obtidas para a paisagem é
a) 6.   
b) 7.
c) 8.   
d) 9.   
e) 10.   



8 A prefeitura de certo município solicitou ao Governo Federal uma verba para a execução das seguintes obras:
• saneamento básico;
• calçamento de ruas;
• construção de uma escola;
• construção de uma creche;
• construção de casas populares.

O Governo Federal aprovou a concessão da verba solicitada, na condição de que fosse estabelecida uma ordem na execução das obras, de modo que, tendo sido liberada a verba para a primeira obra, a verba para a segunda só seria liberada após a conclusão da primeira, e assim sucessivamente até a execução da última obra. Nesse contexto, considere o planejamento feito pela prefeitura:
• a primeira obra escolhida foi a construção das casas populares;
• o calçamento das ruas só poderá ser executado com o saneamento básico concluído.

Atendendo às condições estabelecidas pelo Governo Federal e ao planejamento da prefeitura, é correto afirmar que o número de maneiras possíveis e distintas para a realização dessas 5 obras é:
a)   
b) 10    
c) 12    
d) 14    
e) 16   

9 O estudo da genética estabelece que, com as bases adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G), podem-se formar, apenas, quatro tipos de pares: A-T, T-A, C-G e G-C.
Certo cientista deseja sintetizar um fragmento de DNA com dez desses pares, de modo que:

- dois pares consecutivos não sejam iguais;
- um par A-T não seja seguido por um par T-A e vice-versa;
- um par C-G não seja seguido por um par G-C e vice-versa.

Sabe-se que dois fragmentos de DNA são idênticos se constituídos por pares iguais dispostos na mesma ordem.
Logo, o número de maneiras distintas que o cientista pode formar esse fragmento de DNA é:
a)  211   
b)  220   
c)  2 × 10   
d)  210   
e)  22 × 10   
  

10 Dois rapazes e duas moças irão viajar de ônibus, ocupando as poltronas de números 1 a 4, com 1 e 2 juntas e 3 e 4 juntas, conforme o esquema.

O número de maneiras de ocupação dessas quatro poltronas, garantindo que, em duas poltronas juntas, ao lado de uma moça sempre viaje um rapaz, é
a) 4.   
b) 6.   
c) 8.   
d) 12.   
e) 16.   
  
11 Uma pessoa vai retirar dinheiro num caixa eletrônico de um banco, mas na hora de digitar a senha, esquece-se do número. Ela lembra que o número tem 5 algarismos, começa com 6, não tem algarismos repetidos e tem o algarismo 7 em alguma posição. O número máximo de tentativas para acertar a senha é
a) 1 680   
b) 1 344   
c) 720   
d) 224   
e) 136   

12.Os clientes de um banco, ao utilizarem seus cartões nos caixas eletrônicos, digitavam uma senha numérica composta por cinco algarismos. Com o intuito de melhorar a segurança da utilização desses cartões, o banco solicitou a seus clientes que cadastrassem senhas numéricas com seis algarismos.
Se a segurança for definida pela quantidade de possíveis senhas, em quanto aumentou percentualmente a segurança na utilização dos cartões?
a) 10%   
b) 90%   
c) 100%   
d) 900%   
e) 1900%   

    
13 Na ilustração abaixo, as 52 cartas de um baralho estão agrupadas em linhas com 13 cartas de mesmo naipe e colunas com 4 cartas de mesmo valor.


Denomina-se quadra a reunião de quatro cartas de mesmo valor. Observe, em um conjunto de cinco cartas, um exemplo de quadra:



O número total de conjuntos distintos de cinco cartas desse baralho que contêm uma quadra é igual a:
a) 624   
b) 676   
c) 715   
d) 720   

14 Um número capicua é um número que se pode ler indistintamente em ambos os sentidos, da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda (exemplo: 5335). Em um hotel de uma cidade, onde os jogadores de um time se hospedaram, o número de quartos era igual ao número de capicuas pares de 3 algarismos. Quantos eram os quartos do hotel?
a) 20   
b) 40   
c) 80   
d) 90   
e) 100   
  

15 Para acomodar a crescente quantidade de veículos, estuda-se mudar as placas, atualmente com três letras e quatro algarismos numéricos, para quatro letras e três algarismos numéricos, como está ilustrado abaixo.

ABC 1234

ABCD 123

Considere o alfabeto com 26 letras e os algarismos de 0 a 9. O aumento obtido com essa modificação em relação ao número máximo de placas em vigor seria
a) inferior ao dobro.   
b) superior ao dobro e inferior ao triplo.   
c) superior ao triplo e inferior ao quádruplo.   
d) mais que o quádruplo.   

16. Um sistema inovador de senhas utiliza 4 digitos dentre os 10 algarismos numéricos disponíveis. No entanto, senhas com 4 algarismos distintos são consideradas inválidas enquanto que senhas que possuam pelo menos um algarismo repetido são válidas. Por exemplo, as senhas 0754 ou 1243 são inválidas enquanto as senhas 2245 ou 3444 são válidas. Assim, o número de senhas válidas que podem ser geradas é:
 
a) 4960     b)  5670     c) 6230    d) 7120    e) 8040                                                                       

17.   Maria deve criar uma senha de 4 dígitos para sua conta bancária. Nessa senha, somente os algarismos 1,2,3,4,5 podem ser usados e um mesmo algarismo pode aparecer mais de uma vez. Contudo, supersticiosa, Maria não quer que sua senha contenha o número 13, isto é, o algarismo 1 seguido imediatamente pelo algarismo 3. De quantas maneiras distintas Maria pode escolher sua senha?

a) 551     b) 552       c) 553        d) 554      e) 555

Um comentário: